Warning: imagejpeg() [function.imagejpeg]: gd-jpeg: JPEG library reports unrecoverable error: in /home/renatasp/public_html/wp-includes/class-wp-image-editor.php on line 419

Colorindo: Casinha na árvore

Oi gente =)

Essa casinha na árvore é um desenho do livro Jardim Secreto da autora Johanna Basford e foi o primeiro desenho que eu colori dos livros.

IMG_9253

Conforme vocês podem ver na data que eu coloquei na página, finalizei essa pintura no dia 16/05/15.
Como eu não tenho muito tempo pra sentar e ficar colorindo por horas, geralmente eu demoro cerca de 1 semana pra concluir a pintura de uma página, as vezes até mais. Eu tento reservar 1 ou 2 horas do finalzinho do meu dia para colorir e as vezes também uso um tempinho do final de semana, mas nem sempre dá.

Muita gente me pergunta como eu colori, que material usei, como usei, etc. Eu já fiz um post anterior a este, mostrando todos os meus materiais de pintura, mas mesmo assim, vou citar nos posts de cada pintura específica o que usei para colorir a mesma.

IMG_9257

Nesta pintura, eu comecei pelo fundo de nuvens coloridas. Gente, tem muitos tutoriais e vídeos na web sobre como fazer este fundo… eu não fiz vídeo e nem pap justamente por ter muitos por aí, mas vou explicar como fiz: desenhei uma nuvem num outro papel qualquer (tem gente que diz que precisa ser papel durinho, mas eu usei uma folha de caderno mesmo e deu certo!) e recortei. Selecionei as cores de giz pastel seco que eu queria usar e, com o auxílio de um algodão, comecei a aplicar. Assim: Você passa o algodão no giz pastel seco e depois passa esse algodão sujo de giz no papel. Não precisa trocar de algodão ao trocar de cor, ok? É até melhor usar o sujinho pra ajudar no degradé. Você posiciona o seu molde de nuvem onde você quer e começa a pintar com o algodão sujo de giz pastel seco de cima do seu molde para fora dele. Quando você retirar o molde, verá que a pintura ficou no formato de nuvem.
Vou deixar aqui o link de um vídeo que mostra bem como fazer, ok? Nele a menina ensina a usar o giz pastel e depois como usar moldes para trabalhar com ele. ~> Clique AQUI para assistir o vídeo no youtube.

No chão verde eu fiz a mesma coisa que no efeito nuvem, mas ao invés de usar molde de nuvem usei uma folha reta para limitar até onde eu queria.

IMG_9259

Com o fundo pronto, vi que teria um problema: Meu desenho também estava pintado e, como eu ia colorir com lápis de cor, a cor do giz pastel poderia se misturar com a cor do lápis e influenciar no meu resultado final. Então eu usei um lápis borracha para apagar todo o fundo que ficou dentro do desenho: árvore, folhas e casinha.

Feito isso, comecei a colorir. Na árvore e na escada eu usei lápis de cor aquarelável Faber Castell (escolar) no modo seco. Já a casinha e plantinhas eu pintei com lápis de cor comum da Faber.

Vocês podem perceber que eu sempre tento trabalhar com luz e sombra, para dar profundidade à pintura. E notem que nem sempre eu uso preto para sombrear ou branco para dar a luz. Em luz e sombra eu procuro usar tons mais claros (luz) ou mais escuros (sombra) em relação à cor principal do objeto, acho que fica mais bonito e mais “real”. Em alguns casos usamos sim o preto para sombrear, mas aí seria o caso de uma sombra mais “dura” em algum ponto muito escuro desse objeto.

Com lápis de cor, eu prefiro começar pintando a sombra. Vou do tom mais escuro (sombra), passo pela cor principal do objeto e finalizo com a cor mais clara (luz). Outra dica que posso dar é fazer a pintura sempre respeitando o formato do objeto, se ele é circular, fazer a pintura circular, etc.

Sem Título-1

Dependendo da proximidade, um objeto que está na frente irá projetar sombra no objeto de trás, como é o caso da escada que está encostada na árvore. Imaginei então um ponto de luz e, usando vários tons de marrom, tentei reproduzir a sombra que esta escada estaria projetando na minha árvore. Notem que isso dá mais volume a pintura, como se a escada estivesse realmente à frente da árvore no desenho.

Depois que eu terminei a pintura, usei verniz spray fosco (matte) da Acrilex, próprio para papel (você acha em casas de artesanato). Eu vi que tem gente usando spray de cabelo para selar, mas não aconselho. Por não ser um produto próprio para isso, as páginas podem amarelar com o tempo. Esse verniz que uso da Acrilex custa R$22,90 em média e tem 400ml, ou seja, vai durar muuuuito tempo.

E assim ficou o resultado final da minha pintura =)

IMG_9255

11
junho
2015
Deixe um comentário