Warning: imagejpeg() [function.imagejpeg]: gd-jpeg: JPEG library reports unrecoverable error: in /home/renatasp/public_html/wp-includes/class-wp-image-editor.php on line 419

O nosso ~convite de casamento~

Hello, pessoas!

Então, hoje fazem 9 dias que casei (o tempo voa!), foi lindo, maravilhoso! E com relação aos itens DIY não tem mais nenhuma surpresa pra estragar, então a partir de hoje farei uma série de posts aqui no blog, pra mostrar todos os detalhes do nosso casamento, todos os elementos que planejei, todo o trabalho que tive para que tudo ficasse do jeitinho que queríamos!

Para quem não sabe, eu sou artesã de coração e publicitária de formação, então não tinha como eu não colocar a mão na massa e fazer as coisas acontecerem. Mas que coisinhas? As que vocês irão conhecer aqui, em cada post que eu fizer =)

Uma das primeiras coisas que eu pensei em fazer foi ele, o convite!
Gente, eu bolei este convite quase 1 ano e meio antes do casamento… e adivinhem? Não mudei absolutamente nada nele! <3 O processo de criação dele foi bem complexo, contou com a participação de outras pessoas, até chegar no resultado final que vocês verão aqui. E tudo começou às avessas: a primeira coisa que eu pensei é que eu precisava usar um furador de papel que eu tinha comprado há algum tempo: Convites Casamento Re+Ale 01

É um kit de furadores para scrapbook, da Martha Stewart, e é chamado de “punch around the page”, isso porque ele tem um furador para os cantos e um furador para as bordas, que juntos, dão continuidade ao desenho. Existem vários desenhos diferentes de borda, mas na época que eu comprei, me encantei por este desenho todo rendadinho. E detalhe: eu comprei ele em 2011, sem finalidade alguma, só porque achei “bonitinho”…

Então, com essa história do casamento, de eu querer fazer a papelaria sozinha, resolvi que ia usar o tal furador para fazer a borda do convite. Mas aí me deparei com um problema: pelo fato do furador ser importado (americano), o tamanho do papel a ser cortado precisava ser calculado em polegadas, e não em centímetros… isso para que o desenho dele fechasse perfeitamente. Não que eu não soubesse trabalhar com polegadas, o problema seria conseguir um envelope para ele! E foi assim que o meu martírio começou…

Procura daqui, revira dali, fui em umas 38463549 livrarias, e nada… ou o envelope era grande demais, ou pequeno demais… se ficava bom na largura, dava problema na altura… me convenci de que não conseguiria um envelope padrão para ele. Consultei algumas gráficas pra ver quanto custaria fazer um envelope personalizado, e, obviamente que era muito caro. Eu já esperava por isso, pois eu precisava de apenas 65 unidades e gráfica trabalha com quantidade, quanto mais unidades iguais você compra, menor é o preço da unidade… e a quantidade que eu queria não atingia nem o mínimo, quiçá descontos!

Foi então que, numa conversa com minha mãe, ela lançou a ideia brilhante: porque não um envelope de tecido?
Como não pensei nisso antes? Com tecido faria o tamanho e formato de envelope que quisesse! G-E-N-I-A-L!
Fiz um cálculo rápido pra saber quantos yards de tecido eu precisava. Sim, yards (tradução: jardas)! Porque quando você compra tecido importado e de uma loja do exterior, você compra em yards e não em metros… 1 yard = 91cm (+ ou -). Tecidos importados tem qualidade superior, o algodão é infinitamente melhor, as estampas tem cores mais vivas e desenhos bem delineados. Comprar de fora compensa porque você pagará pelo mesmo tecido a metade do valor que ele é vendido aqui.
Já tinha decidido que o tecido seria importado, que compraria de fora, que precisava de 6 yards pra fazer todos os envelopes. A temática do nosso casamento seriam passarinhos, eles estariam presentes no convite. Então, pra complicar ainda mais, decidi que o tecido do envelope seria de casinhas de passarinho!
Foi uma intensa busca, mas finalmente consegui com um vendedor do Etsy uma estampa que me agradou demais! E o melhor: num tom de azul liiiiiindo!

Convites Casamento Re+Ale 06

Mas como nem tudo são rosas, ele tinha apenas 4 yards do tecido em azul… até tinha mais yards da mesma estampa, porém em tecido verde claro. Na hora fiquei um pouco chateada, mas depois, pensei: tanta coisa nesse casamento vai ser diferente… a começar pelo local, que tem uma mesa de cada tamanho, uma cadeira de cada estilo… porque não usar duas cores de envelope? Comprei os 4 yards de tecido azul e 2 yards de tecido verde… alguns convidados receberam uma cor de envelope, outros convidados receberam outra =)
Eu fiz a compra em janeiro/2013, com muuuuita antecedência. Demorou cerca de 50 dias para os tecidos chegarem até minhas mãos.

Alguns meses depois, quando chegou a época de colocar a mão na massa e iniciar a produção, bolei também 2 cartõezinhos, que seriam anexados ao convite: o primeiro para confirmação de presença, com os dados que a nossa cerimonialista nos passou para tal; e o segundo falando da nossa página na internet, onde haviam fotos, mapa do evento e lista de presentes. O site construí pelo iCasei.

Tudo planejado e arquivo de papelaria finalizado, fui na gráfica e imprimi algumas páginas de teste:

Convites Casamento Re+Ale 02

Fazer página de teste é muito importante, pois assim você pode ver como ficaram as cores no papel e se o tamanho do convite ficou certinho. Teste feito e aprovado, mandei fazer a impressão das 65 unidades necessárias.

Convites Casamento Re+Ale 03

Momento de trabalho braçal: Cortar tuuuuuudo na guilhotina, pra ficar bem retinho e nas medidas. Depois de cortados, chegou a hora de usar o meu ultra hiper mega super blaster furador de bordas.

Convites Casamento Re+Ale 04

Parte de papelaria feita! Os convites ficaram assim:

Convites Casamento Re+Ale 05

Depois disso, minha mãe cortou o tecido para os envelopes na placa de patchwork, que também dá precisão ao corte, com medição certa:

Convites Casamento Re+Ale 07

Convites Casamento Re+Ale 08

Vale aqui dizer que, antes de sair cortando este tecido, calculei exatamente que tamanho precisava cortar para fazer o envelope que queria e cortei este tamanho em um outro tecido qualquer… costurei e experimentei o convite dentro dele, para ver como ficaria. E só com a certeza de que era exatamente isso que eu queria, que fizemos o corte do real tecido que seria usado para os envelopes. TUDO que fazemos pela primeira vez exigem testes. Ou então você estará fadado a ter uma margem de desperdício de material muito maior do que deveria ter.

Com todo o tecido cortado, eu e a mãe fomos para a máquina, fazer a bainha das bordas.

Convites Casamento Re+Ale 09

De última hora, resolvemos adicionar um detalhe: uma tira de renda de algodão na parte frontal inferior do envelope. E dá-lhe medição e corte!

Convites Casamento Re+Ale 10

Essa renda precisou ser posicionada com alfinetes, pois a mesma costura que fecharia as laterais do envelope, também a pregou. Tudo milimetricamente calculado!

Convites Casamento Re+Ale 11

Depois de todas as costuras feitas, pregamos a rendinha estreita que serviria para o fechamento. Também fizemos duas casas de botão, na aba do envelope, para que as duas pontas da renda passassem para cima e então o envelope fechasse com um laço.
Mais uma coisa de última hora: Eu tinha guardado alguns mini pingentes de metal com a escrita “LOVE”. Outra daquelas coisas que “comprei-porque-achei-bonito-mas-não-sei-o-que-fazer-com-eles”. Acabei colocando-os na renda que fechava o envelope.

Tudo lindo, prontinho e acabado! Os nossos convites de casamento ficaram assim:

Convites Casamento Re+Ale 12

Convites Casamento Re+Ale 13

Convites Casamento Re+Ale 14

Convites Casamento Re+Ale 15

Convites Casamento Re+Ale 16

Eu mesma desenvolvi a arte do convite. Queria algo bem divertido, descontraído… eu e o Alessandro estamos bem longe de ser um casal formal, então… nada como o convite ter a nossa cara, assim como a nossa festa teve.
Eu fiz o convite no Corel (gente, eu AMO o ilustrator… mas a gráfica que eu mandei fazer impressão aqui em Esteio não trabalha com esse programa. Aí recorri ao velho Corel, que na minha opinião não é tão bom assim, mas quebrou o galho!) e colori no Photoshop, pra poder colocar uns “efeitinhos” na coloração, etc.
Antes que alguém me pergunte, não, eu não “baixei” modelo de lugar nenhum. Eu desenvolvi o convite, mesmo.

Para escrever nos envelopes, usei uma caneta chamada MICRON. É uma caneta bem conhecida no mundo do artesanato, pois ela escreve no tecido sem manchar e também não sai com água. Acha-se em livrarias e em casas de artesanato, ela custa em torno de R$16,00. Eu usei uma de ponta bem fininha, n. 01 (que corresponde a 0.25mm). Escrevi com a minha própria letra.

Começamos a entregar os convites faltando 2 meses para o casório =)

02
dezembro
2013
  1. Li Garone 02/12/2013 | 14:48

    OMG! *-*

    Estou morrendo de amores por tanto capricho! Já estou ansiosa pelos próximos posts! :D haha to looonge de me casar, mas já sonhei com essas fofurices que você criou! <3

  2. Rachel 02/12/2013 | 16:08

    Rê, owwww que amor que ficaram seu convite de casamento.
    penso que no começo é meio loucura fazer algo no “faça você mesmo” pra uma data tão especial e que a medida que chega perto tudo fica uma loucura. MAS nada melhor que na data especial, você é elogiada por cada detalhe único, e tem orgulho de falar, “Eu que fiz”. Parabéns!!!! muitas Felicidades ao casal. beijokas e tbm estou ansiosa pelos próximos post, pq eu amooo hand made. tudo fica único e especial.

    • Renata S. P. 02/12/2013 | 16:53

      Rachel, obrigada!
      E é uma loucura mesmo! Nas últimas duas semanas, eu ia dormir de madrugada, correndo contra o tempo para aprontar tudo! Mas vale cada segundo de sono perdido, cada agulha espetada no dedo, cada queimada de ferro quente, cada lágrima derramada pelo stress e pelo medo de não conseguir terminar… o resultado foi um casamento com a nossa cara, perfeito em todos os sentidos, diferente daquela mesmice onde tudo é contratado por catálogo… a alegria em ver tudo montado do jeito que você sonhava não tem preço!

  3. Geni 03/12/2013 | 14:26

    Renata! Parabéns pela disposição e pelo empenho de fazer tudo! Gostaria de ter uma ideia valor para convite e também de outras coisas como TAG para lembrancinhas, doces e papelaria em geral. Você trabalha só com convites? Obrigada!!

    • Renata S. P. 03/12/2013 | 15:30

      Oi Geni, tudo bem?
      No meu casamento, fiz toda a papelaria… convites, tags, menu, entre outros. E também fiz muitas outras coisas, como as lembrancinhas, plaquinhas decorativas, porta guardanapos, números de mesa, passarinhos para decoração, bouquet de flores de tecido que eu joguei para as solteiras… Eu estou postando as coisas aqui aos poucos, ainda tenho planos de fazer posts desses outros itens para servir de inspiração =)

      Beijos!

  4. Bárbara Franco 06/12/2013 | 22:29

    Estou A-P-A-I-X-O-N-A-D-A! quanto amor e criatividade!, ficou tudo um sonho!! Esta de parabéns, já te mandei um e-mail para orçamento, aguardo ansiosamente sua resposta! bjs!
    (barbaragfranco@yahoo.com.br)

  5. Izabel 15/01/2014 | 14:15

    Por favor, onde e qto foi esse furador lindo de viver ?? Muitooo lindo seu trabalho chorando arco-íris aki

    • Renata S. P. 15/01/2014 | 18:46

      Oi Izabel,
      Comprei ele no ebay, em 2011… na época paguei 23 dólares, mas não sei o preço de hoje.

      Beijos

  6. Elis 20/01/2014 | 14:26

    Que coisa mais linda, estou apaixonada por esse convite, você usou o Corel e o Ilustrador, esse ilustrador tem em algum site para baixar? procurei e não achei, você falou que usou Photoshop também, poderia falar qual foi? Meus parabéns, ficou lindíssimo de viver *-*

  7. Bruna Lucquine 22/01/2014 | 09:21

    Morrendo de amores!!! Lindo DEMAIS! Me envie por favor seus orçamentos.
    Beijos, Bruna

  8. maria do carmo 13/02/2014 | 12:39

    oi! amei! Parabéns! Pretendo fazer o mesmo com os meus convites mas com um layout totalmente diferente. É tão gostoso quando a gente faz nós mesma néh! Fica mais carinhoso. Só uma perguntinha…esse pingente Ilove comprado “comprei-porque-achei-bonito-mas-não-sei-o-que-fazer-com-eles” foi a onde? vc lembra? Estou procurando algo parecido só que com chavinha e coração…vc pelo menso lembra se foi na 25 ou em outro lugar…????

  9. Tamylla Nielle 19/02/2014 | 11:57

    Estou simplesmente encantada com tudo!!! Tudo. :) Me caso ano que vem e quero mais dicas, Rê! Um beijo, vou sempre vir aqui.

  10. Tabatha 25/02/2014 | 16:08

    Ola Renata, gostaria de saber qual foi o papel que voce utilizou para fazer a impressão.

    Obrigada

  11. maria Beatriz 30/06/2014 | 16:10

    Olá. . Boa tarde! Vc esta de parabéns por ser tao criativa e caprichosa! Poderia me enviar um orçamento da arte do convite? Beijos

  12. Taty Ribeiro 27/07/2015 | 14:52

    Olá Renata!

    Vi seu post sobre casamentos e achei lindo, super delicado do jeito que sonho com o meu! Heim, eu e meu noivo vamos casar em janeiro, porém será somente no civil, a principio sem nenhuma comemoração mas a minha sogra e as tias dele querem fazer um almoço simples, só para não passar em branco mesmo!
    E apesar de não podermos gastar nada, que é o fato que colocamos para o futuro o plano de casar com uma cerimonia bonitinha e etc, gostaria de deixar esse momento com uma carinha mais de casamento, queria fazer o convite e umas ideias de lembrancinhas, li todos os seus post e está de parabéns!!!
    Você poderia me passar um orçamento? (t.tatyribeiro@gmail.com)

Deixe um comentário